Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



Quem são os Maronitas?
19/9/2007
Tradicional vertente do Catolicismo, os maronitas compõe grande parte dos cristãos libaneses. Conheça aqui essa prática cristã milenar.

Tradicional no Líbano, a Igreja Maronita possui ritual próprio, diferente do rito latino conhecido pelos católicos ocidentais. Segundo a definição eclesiástica “a Igreja Maronita é uma igreja cristã, de rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o líder Igreja Católica Apostólica Romana”.

Os cristãos – incluindo maronitas, ortodoxos, armênios e gregos católicos – perfazem cerca de 40% da população libanesa. Estima-se que os cristãos maronitas componham metade deste número.

Historicamente, os maronitas são habitantes do campo. Suas raízes remontam o século IV. Sendo que no século VII, devido a perseguições religiosas, eles se dirigiram das regiões costeiras para as áreas montanhosas do Líbano e da Síria, onde eles viveram em certo isolamento. Hoje em dia, eles estão espalhados por todo o Líbano, com uma grande concentração no Monte Líbano. Os maronitas tem sido fortes advogados da independência libanesa e da liberdade da influência Síria, além disso eles tem uma postura pró-Ocidente, voltados particularmente para a França.

O líder da igreja Maronita é o Patriarca da Antioquia e de todo o Oriente. O líder atual é o patriarca Nasrallah Sfeir. No Brasil, a paróquia Nossa Senhora do Líbano em São Paulo foi a primeira paróquia Maronita a se instalar no país. No final do século XIX, o Padre Yacoub Saliba chegou ao Brasil vindo de Miziára, norte do Líbano. A paróquia situava-se então no atual Parque Dom Pedro; foi destruída por motivo de urbanismo. Padre Yacoub fundou no dia de São Maron, 9 de fevereiro de 1897, a Sociedade Maronita de Beneficência, sendo a primeira Sociedade oriental no Brasil. Padre Yacoub faleceu em São Paulo no dia 3 de abril de 1929, sendo sepultado no cemitério da Consolação.
Em São Paulo o endereço da Catedral Nossa Senhora do Líbano em São Paulo é:
Rua Tamandaré, 355 - Liberdade
cep 01525-001 São Paulo - SP
Tel. (11) 3208.2904 - Fax (11) 3208.6536

Outras paróquias maronitas no Brasil são:
• Paróquia Maronita de Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

• Paróquia Nossa Senhora do Líbano em Baurú (São Paulo)

• Paróquia Nossa Senhora do Líbano em Belo Horizonte (Minas Gerais)

• Paróquia Nossa Senhora do Líbano em São José do Rio Preto (São Paulo)

• Paróquia Nossa Senhora do Líbano no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

• Paróquia São Charbel em Campinas (São Paulo)

• Paróquia São Charbel em Guarulhos (São Paulo)



voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br