Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



Revista Carta do Líbano traz matéria sobre o Centro de Estudos
28/4/2015
A edição de vigésimo aniversário da Revista Carta do Líbano traz um especial sobre a cidade de Zahle e matéria sobre o Centro de Estudos FamilyD.

Conhecimento sobre o Líbano e o Oriente Médio se amplia com o FamilyD

Com a ideia inicial de montar sua árvore genealógica, Roberto Duailibi expandiu as possibilidades de pesquisa sobre o Líbano e acerca da imigração libanesa no Brasil.

A ideia inicial era conhecer a própria família. Hoje, no entanto, já permite que milhares de pessoas saibam mais sobre a história do Líbano e a cultura dos imigrantes no Brasil. Idealizador do Centro de Estudos FamilyD, o publicitário Roberto Duailibi explica que - quando iniciou o trabalho, há mais de 40 anos - não esperava tamanho alcance: “Tudo começou com uma curiosidade, um interesse em saber por onde andavam os D’s no Brasil. Montamos um questionário e, seguindo o conceito de redes, enviamos para os familiares que conhecíamos, pedindo que indicassem outros e logo começamos a receber os primeiros resultados. A ideia original era montar nossa árvore e manter a família em contato, mas aos poucos o projeto cresceu e acabou se transformando no Centro de Estudos, um trabalho permanente que vem recebendo reconhecimento nacional e internacional.”

Dos questionários em papel enviados na década de 70 (digitalizados e arquivados no Centro) à pesquisa digital, algumas décadas se passaram. Nesse período, o acervo foi ampliado com mapas, obras de arte e muitos livros. Hoje reúne obras raras, como mapas, esculturas, relatos orais e um precioso acervo iconográfico.

“O conhecimento sobre o Líbano e o Oriente Médio no Brasil fica muito limitado aos conflitos, mas o país tem muito mais a contar”, explica Duailibi, justificando a importância da coleçãoo.

Mais do que um precioso acervo, o Centro mantém uma equipe permanente dedicada à memória e comunicação. “Um trabalho de mais de 40 anos precisa estar em constante evolução para se manter atual e beneficiar a comunidade e nesses anos a comunicação mudou muito, se antes o desafio era fazer a informação chegar a lugares muito distantes, hoje o desafio é oferecer conteúdo de qualidade e manter tudo isso acessível ao maior número de pessoas simultaneamente. Por isso nosso grande canal hoje é o site www.familyd.net.

Atualmente o site é uma grande referência no assunto e atende, além dos familiares, públicos de diferentes perfis e nacionalidades. Estudantes brasileiros do Ensino Médio , pesquisadores em genealogia e estudantes internacionais de pós-graduação são o principal público do site, que exibe constantemente, além de notícias, pesquisas sobre a história do Líbano e da região que deu origem ao país. O site fornece conteúdo para a Embaixada do Líbano e para livros de história produzidos pela editora Saraiva, além de colaborar com pesquisas, eventos e diversas ações da comunidade libanesa no Brasil. A equipe também promove a interação com os usuários (pesquisadores e familiares) e mantém responde todas as dúvidas, em Português e Inglês.

Com um público médio de 60 mil visitantes por ano, o site trata de diversos assuntos relacionados ao Líbano e imigração libanesa no Brasil, de geografia, arte, gastronomia e tem sempre novidades. Para quem quer entender melhor a região e a origem dos conflitos, na Linha do Tempo encontra informações sobre a região que deu origem ao país, da Idade Média até os dias atuais. Essa seção é uma das mais acessadas, em especial em momentos de conflitos.
Também no site os visitantes encontram informações do acervo, bibliográfico e artístico. Uma novidade de 2015 é o canal “Acervo”, que traz informações sobre uma peça nova a cada mês, ampliando o alcance para o público que não pode visitar o Centro.
Duailibi explica que a internet substituiu o projeto original de publicar um livro: “A vantagem da internet é, além de possibilitar a interação com os leitores, permitir a constante atualização”.


Produzir esse conteúdo exclusivo e despertar o interesse sobre o Líbano e sua cultura são alguns dos objetivos principais do trabalho. “A cada jovem que nos visita ou se interessa pela nossa pesquisa, entendemos que estamos cumprindo nossa missão”, conclui Duailibi.



Mas por que manter um site e uma equipe dedicada a esse assunto? “Conhecer nossas origens e reconhecer a difícil jornada que nossos antepassados percorreram é fundamental para a nossa identidade e nossa valorização como grupo”, explica o publicitário.


Para visitar o acervo físico do Centro de Estudos é preciso agendar com a equipe, que conta com pesquisadores, webmaster, bibliotecária e diretora de arte. Além de Roberto Duailibi, a coordenação do trabalho é acompanhada de perto por sua esposa, Sylvia, que cuida da manutenção do acervo desde o início do projeto.


Serviço
www.familyd.net
(11) 3079 4564
atendimento@familyd.net







voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br