Relatos
Confira aqui os relatos e as histórias da Família D. Contribua, conte-nos também a sua história!
 Localizar   


Tributo
Contribuição: Mayara Duailibi de Almeida e Silva




Willian Chebel Duailibi, o titio como era conhecido e tratado pelos mais íntimos, foi comerciante por longos anos.

Ele foi proprietário do “Café Haiti”, localizado a Rua Dom Aquino, próximo da Quatorze de Julho, aqui na capital.

E, posteriormente foi dono do estabelecimento comercial “Mini Lanche”, também em Campo Grande, naquela época, estado de Mato Grosso.

Nascido aos 21 de fevereiro de 1928, no município de Cassununga-MT, ainda pequenino veio para estas bandas, com seus familiares e, cedo começou a trabalhar para ajudar no sustento da família.

Jovem, ingressou na Força Aérea Brasileira. Naquela instituição alcançou o posto de Sargento. Na condição de militar prestou serviço em vários locais, principalmente no nordeste brasileiro.

Deu baixa, não quis mais ser militar e, então, retornou para Campo Grande. Casou com Joalina (natural do Rio de Janeiro) e tiveram três filhos.

Foi um grande empreendedor, e teve suas realizações no comércio de Campo Grande, na geração de rendas e empregos, sempre na produção de alimentos elaborados e prontos para consumo.

Durante anos foi fornecedor de alimentos para a Companhia de Viação Aérea São Paulo VASP. Abastecia as aeronaves da VASP, estacionadas ou em transito no aeroporto internacional, desta capital.

Foi um mestre na arte de preparar “pratos especiais”, notadamente os das culinárias árabe e brasileira. Gostava do que fazia e com esmero.

Pessoas vinham de longe para saborear os quibes, esfihas e outras iguarias preparadas e disponibilizadas para degustação, feitos por ele ou sob a sua supervisão.

Era perfeccionista e chato mesmo, na feitura de alimentação.

Nada poderia ser apresentado ou dado como pronto, sem antes passar pelo crivo dele.

Seguidamente era contratado para participar de eventos na capital, interior e mesmo para fora do estado. Isso durou até enquanto pode, pois fora acometido de diabetes e, essa doença o impossibilitou de assumir compromissos e, ele acabou por não trabalhar mais na profissão de Mestre da gastronomia.

Willian Chebel Dualibi teve participação decisiva na aquisição da área, onde hoje é a sede do Grande Oriente do Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul, localizada a Rua São Félix, 789, no bairro Vilas Boas, em Campo Grande. Bem como colaborou na construção das instalações daquela potencia maçônica.

Também foi um dos incentivadores e colaborador na compra do terreno, e na construção do salão de eventos da loja maçônica Aurora II.

Durante anos foi Conselheiro Estadual do Grande Oriente do Brasil em MS. Aliás, salve engano, consta ser o conselheiro que mais tempo exerceu o cargo. Foi Mestre de Banquete, entre outras funções que exerceu com abnegação impar.

Deixou exemplos de amor ao próximo, do seu jeito, com desprendimentos típicos de um homem livre e de bons costumes.

Muito ele fez para atender terceiros na sociedade, sem olhar aquém, poucos sabem, mas também não era seu feitio propagar.

Um homem simples, que sempre ajudou os filhos e netos, naquilo que podia. Com certeza fará muita falta, isso sem contar a saudades daqui para frente. Fez sua parte e partiu para o oriente eterno, com o dever cumprido.

Soube aplicar bem suas economias, vivendo com dignidade até o dia 23 de janeiro de 2011. Estava com oitenta e dois anos e cerca de onze meses de idade. Faleceu nesta capital.

Nossas homenagens para o homem que foi Willian Chebel Duailibi, que soube em vida cativar amizades, mesmo com a imperfeição existente no ser humano.


voltar

Relatos em áudio
Confira aqui os relatos e as histórias da Família D em áudio. Contribua, envie-nos o seu relato!
• Dr. Victor Duaiibi, em 08/08/2000 - parte 1

• William C. Duailibi, em 17/05/1998 - parte 2

• Dr. Victor Duailibi, em 08/08/2000 - parte 2

• Vitória Duailibi, em 17/08/1997 - parte 1

• Elza Duailibi, em 21/05/1998

• Vitória Duailibi, em 17/08/1997 - parte 2

• William C. Duailibi, em 17/05/1998 - parte 1

 
Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br