Iconografia
Conheça itens do acervo do Centro de Estudos FamilyD. Mapas, esculturas, reproduções: por aqui você conhecerá um pouco da nossa coleção orientalista e saberá como essas peças ajudam a contar parte da história do Líbano, do Oriente Médio, sua cultura ou a forma como eram vistos pelos ocidentais. Confira.
 Localizar     



Nova descrição da Síria, Mapa do século XVII, de autoria de Johannes Jansson
Acervo digital

Nosso Centro de Estudos tem sede física no Real Parque, em São Paulo. Por lá temos um acervo de mapas, fotos, entrevistas, livros e periódicos, além de ilustrações, esculturas e outras obras.
Entretanto, existem na internet obras de valor incalculável, que começaremos a publicar em nosso site, com os devidos créditos de autor e a fonte para quem desejar comprar o arquivo, sempre que estiver à venda.

Publicaremos semanalmente mapas, documentos relacionados à imigração, ilustrações e imagens diversas. Acompanhe nossa página e participe com a gente desse processo de descobertas e conhecimento com tantos acervos preciosos que a internet nos proporciona, sem barreiras físicas ou geográficas.

A primeira imagem que trazemos é um mapa do século XVII, de Johannes Jansson, que traz em destaque Síria, Fenícia e Mesopotâmia.
No território fenício é possível observar cidades como Sidon e Tiro.

Um fator que merece destaque é a riqueza e o cuidado nas ilustrações (veja o Monte Líbano, as caravelas no oceano).

Trazer mapas antigos é também um convite à reflexão: vamos pensar na história da região, nos conflitos enfrentados que mudaram a geografia política e como pode se alterar no futuro.

Também queremos ouvi-los: quais suas impressões sobre o mapa? Conseguiram localizar a origem dos seus antepassados? O que mais chamou a atenção!

Em breve um novo mapa, aguarde.




Matéria completa em:
http://www.raremaps.com/gallery/detail/41254/Syriae_Sive_Sor
iae_Nova_et_Accurata_descriptio/Jansson.html



voltar

Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br