Objetivos
A pesquisa para mapear a Família Duailibi (em suas diferentes grafias) no Brasil teve início na década de 1970. A partir de uma experiência profissional aplicando o conceito de Redes Sociais que estudara na escola de Sociologia e Política, o publicitário Roberto Duailibi decidiu enviar questionários para os Duailibis que ele conhecia e pedir para que indicassem outros parentes. Uma jornalista foi contratada e assim começou a pesquisa.

Inicialmente, a intenção era descobrir onde estavam os parentes e possibilitar que eles se conhecessem, mesmo morando em diferentes regiões. Depois dos questionários, foram gravadas entrevistas, e então se percebeu que, mais do que mapear, estava sendo iniciada uma coleção relacionada à imigração libanesa no Brasil.

Uma pesquisadora foi contratada para ir até o Líbano, ampliando a pesquisa sobre a origem dos D’s. Livros, fotografias, mapas e obras de arte relacionadas ao tema foram adquiridos pelo publicitário em viagens e, dessa forma, o acervo foi crescendo.

Em julho de 1997, foi criado o espaço Centro de Estudos FamilyD e, desde então, o trabalho vem ganhando força e reconhecimento. Além da biblioteca, o Centro de Estudos mantém uma equipe com pesquisadores e com especialistas em comunicação digital, para permitir que todo esse conhecimento esteja disponível para a família e para pesquisadores em tempo real. O site FamilyD.net e suas redes sociais tornaram-se referência sobre a história do Líbano e sobre a imigração libanesa para o Brasil, contribuindo com diversas publicações e com eventos culturais.

Em nosso site, divulgaremos periodicamente novas peças do acervo, como mapas, obras de arte, resenhas de livros e outros materiais, sempre explicando parte de sua história. Acompanhe e envie suas dúvidas ou sugestões de conteúdo. Sua participação será sempre bem-vinda!
  

Roberto Duailibi
idealizador do projeto
Célia Tonon
bibliotecária
Denise Crispim
jornalista
Giovanna
Ramalho

gestora de
conteúdo
Ana Paula Feliciano
webmaster
Daniella Valenti
diretora de arte

Instalações
No Centro, são desenvolvidas pesquisas referentes não só à história da Família, mas também a assuntos decorrentes deste tema, como movimentos migratórios, preservação da memória e cultura do Líbano, exposições em parcerias com museus e com outras instituições de pesquisa e universidades.

Pesquisa Histórica:
Ao longo de quinze anos, a pesquisa histórica foi realizada pela professora Clarice Rangel, em seguida pela historiadora Sabrina Moura.

Organização: Sylvia Josefina Duailibi e Roberto Duailibi
Jornalista: Denise Crispim
Bibliotecária: Maria Célia Tonon
Designer: Daniella Valenti
Webmaster: Ana Paula Feliciano
Revisora de conteúdo: Giovanna Ramalho

Para mais informações, visitas monitoradas ou envio de materiais:

Fone: 11 3758-7985 ou 3079-4564
E-mail: atendimento@familyd.net ou denisecrispim@familyd.net


Please, send your material in other languages to the following e-mail:
atendimento@familyd.net


Visitas Monitoradas
A sede do Centro de Estudos FamilyD, localizada no bairro do Morumbi (São Paulo), está aberta à visitação de todos aqueles interessados em conhecer seu acervo mediante agendamento prévio.

Para marcar uma visita, entre em contato através do e-mail atendimento@familyd.net  ou telefone (11) 3079-4564.
Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br