Iconografia
Conheça itens do acervo do Centro de Estudos FamilyD. Mapas, esculturas, reproduções: por aqui você conhecerá um pouco da nossa coleção orientalista e saberá como essas peças ajudam a contar parte da história do Líbano, do Oriente Médio, sua cultura ou a forma como eram vistos pelos ocidentais. Confira.
 Localizar     



Palestina ou a descrição da Terra Santa, mapa de Bertelli, 1563
Acervo digital

Este é um belo exemplo de um mapa extremamente raro da Terra Santa, publicado em Veneza por Bertelli.

Ferrando Bertelli (em alguns registros, Fernando Bertelli ou Ferdinando Bertelli) (Veneza, 1525 v. - V. 1580) foi um escritor e pintor renascentista italiano com importante produção no século XVI.

Especialista em em gravuras, Bertelli era parte de uma família de editores que também tinha uma oficina em Roma.

Entre suas obras, destacam-se Omnium fere gentium nostrae Aetatis habitus (1563) e seus inúmeros mapas. Bertelli torno-se famoso por ter publicado o mais antigo atlas da Itália e os da Grécia clássica, da África e do Oceano Atlântico.

Esse mapa de Bertelli ("Palestinae Sive Terre Sancte Descriptio" - Palestina ou a descrição da Terra Santa, em tradução livre para Português) é baseado no mapa de 1557 de Johnannes Franciscus Della Gatta, ambos retirados do mapa de Wolfgang Wissenberg de 1537, dedicado ao arcebispo Thomas Cranmer. Existe um único exemplar desse mapa, na Biblioteca Nacional da França, em Paris.

O mapa de Bertelli da Terra Santa é uma notável combinação de visão aérea e mapa, com ricas ilustrações. Nele podem ser vistas representações de edifícios em várias cidades, incluindo Jerusalém. São retratados no mapa o êxodo dos judeus do Egito, incluindo cenas em ambos os lados do Mar Vermelho (MARE RVBRVM) e o rio Jordão, com os judeus errantes retratados no estilo de colunas militares.

O mapa inclui muitos detalhes e traz inúmeras cidades, tribos e acampamentos delineados. Amplie para conseguir ler as legendas das tribos e cidades com Sidon (Zidon), Biblos e Tiro.

O mapa de Bertelli é muito raro no mercado. Em leilões raramente são vendidos mapas do século XVI.
Para adquirir o mapa, clique no link, o acervo é parte do acervo de Barry Lawrence Ruderman.









Matéria completa em:
http://www.raremaps.com/gallery/detail/46702/Palestinae_Sive
_Terre_Sancte_Descriptio/Bertelli.html



voltar

Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br