Iconografia
Conheça itens do acervo do Centro de Estudos FamilyD. Mapas, esculturas, reproduções: por aqui você conhecerá um pouco da nossa coleção orientalista e saberá como essas peças ajudam a contar parte da história do Líbano, do Oriente Médio, sua cultura ou a forma como eram vistos pelos ocidentais. Confira.
 Localizar     



Peregrinações do Apóstolo Paulo, Mapa de Ortellius, 1603
Acervo digital

Mapa de Abraham Ortelius sobre as viagens de São Paulo, conforme descrito por São Lucas. Tradução livre do título: "Um mapa corográfico da peregrinação divina de Paulo, baseado na primeira história dos apóstolos do novo testamento, como descrito por São Lucas, no qual são exibidos, para contemplação visual, todos os lugares". A ilustração oval no canto superior esquerdo representa a conversão de Saulo (que após a conversão adotou o nome de Apóstolo Paulo), em Damasco. Na parte superior direita, representação de Paulo no naufrágio na costa de Malta.


O que é um mapa corográfico
O termo Corografia (do grego χῶρος khōros; "lugar" + γράφειν graphein, "descrever", "descrição de um país", pelo latim chorographĭa) foi a especialidade da Geografia que se dedicava ao estudo geográfico de um país ou de uma de suas regiões, mais concretamente «estudo geográfico particular de uma região ou de um país» ou «compêndio que trata do estudo geográfico de uma região ou de um país». A descrição corográfica clássica incluía em geral um a referência mais ou menos circunstanciada à historiografia local e um estudo demográfico e antropológico das povoações descritas. Exemplos clássicos de estudos corográficos são as obra Corografia Brasílica, um das primeiras publicações feitas no Brasil, e a Corografia Açórica, uma das primeiras descrições geográficas e políticas publicada sobre os Açores.


Sobre as viagens
Segundo a Bíblia, Paulo viajou guiado pelo Espírito Santo por várias cidades que hoje são palco de peregrinações de cristãos de todo o mundo. Ele partiu de Antioquia, na Siria, mas passou pelas principais cidades do Império Romano e fundou igrejas na Àsia Menor.

Assim o Evangelho é pregado na Judéia, Samaria, Fenícia, em Chipre e Antioquia, tanto para os judeus como para os gentios.
Entre as cidades que hoje fazem parte do Líbano (antiga Fenícia) destaca-se sua passagem por Tiro.

O apóstolo realizou três viagens antes de ir a Roma, onde ficou preso por dois anos e continuou pregando através da escrita antes de ser martirizado. As viagens foram longas e, em alguns lugares, ele permaneceu anos.









Sobre o Mapa
Abraham Ortelius (1527 -1598), cartógrafo,foi um geógrafo flamengo, convencionalmente reconhecido como o criador do primeiro atlas moderno, Theatrum Orbis Terrarum (Teatro do Mundo). Acredita-se também que ele tenha sido a primeira pessoa a imaginar que os continentes foram unidos antes de derivar para suas posições atuais.

Este mapa, lançado em 1603 (alguns anos após sua morte), é um exemplo magnífico de seu trabalho. Colorido à mão, traz diversas ilustrações sobre barcos e monstros do Mediterrâneo.

No mapa também é possível visualizar a extensão das viagens, do oeste da Itália à leste do Eufrates, incluindo partes do Mar Vermelho e Mar Negro.

Arquivo original à venda no site Rare Maps: http://www.raremaps.com/gallery/detail/40435/Peregrinationis_Divi_Pauli_Typus_Corographicus/Ortelius.html




voltar

Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br