Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



BEIRUTE: CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO - 2009
11/8/2009
A Associação Cultural Brasil Líbano, sob a coordenação de Lody Brais, realiza no dia 21/08 a abertura da exposição "Olhar o Líbano", NO SESC Vila Mariana.

A Associação Cultural Brasil-Líbano e o SESC-Serviço Social do Comércio-convidam para a a abertura e programação de comemorações alusivas ao título “Beirute – Capital Mundial do Livro”, outorgado pela UNESCO, pela ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.

O evento contará com a exposição “Olhar o Líbano” apresentará trabalhos realizados no Líbano pelo fotógrafo Cristiano Mascaro, um dos mais ilustres e atuantes da fotografia brasileira. A programação de comemoração ainda conta com palestras no Auditório do SESC Vila Mariana onde estarão presentes dois dos mais significativos intelectuais e pensadores da cultura libanesa, Aziz Ab’Saber e Salim Miguel.

No âmbito nacional a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, tradicional parceira da Associação Cultural Brasil-Líbano, lançou selo alusivo à data, cuja estampa focalizou o escritor e pintor Gibran Khalil Gibran, um dos mais célebres e consagrados filósofos do século XX. A Caixa Econômica Federal emitiu bilhete da loteria federal, com estampa em homenagem a Beirute.

O evento sediado pelo SESC Vila Mariana conta com a cooperação da UNESCO e com o apoio do Ministério do Turismo do Líbano e do Consulado Geral do Líbano em São Paulo.


EXPOSIÇÃO:
Abertura:
“Olhar o Líbano” fotografias de Cristiano Mascaro
Abertura: dia 21/08 às 20h
Período de exposição: de 22/08 à 20/09/2009
Horário: de terça a sexta das7h00 às 21h30; sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h30
Local: SESC Vila Mariana – Atrium – 1º andar
Rua Pelotas, 141 - São Paulo.

PALESTRAS:
. 02/09, quarta-feira, às 20:30 horas – Auditório -1º andar
Tema: “Do Líbano ao Brasil”, do professor e geógrafo Aziz Ab’ Saber, mediação de Paulo Daniel Farah
. 10/09, quinta-feira, 10/09, às 20:30 horas – Auditório -1º andar
Tema: “A influência das raízes ancestrais na literatura”, com o escritor Salim Miguel. Mediação de Mamede Jarouche
Ingressos : Grátis










Texto de Cristiano Mascaro sobre a exposição fotográfica “Olhar o Líbano”

As imagens da exposição “Um olhar sobre o Líbano” são o resultado de uma viagem que fiz àquele país em 2004. A princípio para realizar um trabalho profissional na região de Ghouma perto de Beirute, mas que posteriormente se estendeu por quase todo o território libanês. Evidentemente, não poderia perder a oportunidade de conhecer tudo o que fosse possível daquele país tão distante geograficamente, no entanto tão familiar, afinal convivemos com 6 milhões de descendentes de libaneses que imigraram para o Brasil.
Desta forma, com a avidez típica de todo fotógrafo, embarquei em um carro alugado e, a partir de Beirute, segui para o norte em direção a Byblos e Trípoli. A partir daí tomei o rumo oeste subindo as montanhas até Bicharre para depois descer as encostas e chegar a Baalbeck em pleno vale do Bekaa. Em seguida parti para o sul passando por Zahle e Sidon para então retornar a Beirute. Foram 12 dias de surpresas inigualáveis diante de um povo hospitaleiro em meio a uma paisagem bíblica de um país que possui uma história comovente.


Coordenação
Lody Brais – Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano
Fones: 011-3251-3958 e 011-3289-1851



voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br