Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



As relações entre o Oriente Médio e América Latina: Uma década de relações Sul-Sul
23/11/2012
O Centro de Estudos e Culturas da América Latina (CECAL) e o Centro de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (CDRP), ligado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FPSH) da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USEK), assim como a rede de pesquisa interdisciplinar sobre o mundo árabe e a América Latina (Réseau de Recherche Interdisciplinaire sur le Monde Arabe et l’Amérique Latine RIMAAL, França), co-organizam um colóquio internacional sobre as ligações entre a América Latina e o Oriente Médio entre os dias 29 e 30 de novembro.

Em um momento crítico da história do Oriente Médio em razão das múltiplas revoltas pelas quais passa a região desde a "Primavera Árabe", o CECAL e o CDPR consideram ser este o momento oportuno para associar-se a uma rede transnacional de pesquisadores, o RIMAAL, com o objetivo de questionar-se sobre os determinantes da aproximação entre as duas regiões e a perenidade deste movimento. Se estas relações intercontinentais participam de uma reestruturação da ordem mundial em curso, a questão de base será a de determinar em qual medida elas revelam a formulação de uma nova visão das relações internacionais por parte das diplomacias emergentes da América Latina. Quais são as margens de manobra que esses países dispõem na governança mundial após o estabelecimento de novas interações Sul-Sul? O conceito de "cooperação Sul-Sul", que tende a ser utilizado em referência a qualquer relação que exclua a Europa e/ou os Estados Unidos, é apropriado para analisar estes intercâmbios?

Orientados por esses pontos, neste ocasião estarão reunidos pesquisadores das duas regiões, bem como especialistas internacionais. Do Brasil, estarão presentes os seguintes palestrantes:

- Guilherme Casarões (FGV) com a palestra: "Qual o lugar que ocupa o Oriente Médio na política global do Brasil?"

- Ceclia Baeza (UnB) com a palestra "As diplomacias latinoamericanas face ao conflito israelo-palestino depois do inícios dos anos 2000"

- Silio Boccanera (Globo News TV) com "O processo de democratização na América Latina e a Primavera Árabe, pontos comum e diferentes"

- Richard Max de Araújo (professor na Lebanese International University, Iêmen) com a palestra "O papel dos idiomas português, espanhol e árabe para as relações sul-sul".

Alem do Brasil, estarão presentes palestrantes da Argentina, México, República Dominicana, Jordânia, Iêmen, França e Líbano.

Veja programa completo e comunicado em inglês nos links abaixo:

- http://www.usek.edu.lb/Library/Files/News/decennieEN/20121121CECALen.pdf

- http://www.usek.edu.lb/en/NewsDetails.aspx?pageid=12234

Em francês:

- http://www.usek.edu.lb/Library/Files/News/decennieFR/20121121CECALfr.pdf

- http://www.usek.edu.lb/fr/NewsDetails.aspx?pageid=12232



voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br