Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



Genealogia por DNA
18/5/2006
Em 2005, com a finalização do seqüenciamento do genoma humano, abriu-se uma oportunidade até então inesperada para os genealogistas: estudar, pelo DNA, a história dos nossos ancestrais na Terra. Leia o artigo completo sobre a pesquisa.

Em 2005, com a finalização do seqüenciamento do genoma humano, abriu-se uma oportunidade até então inesperada para os genealogistas: estudar, pelo DNA, a história dos nossos ancestrais na Terra.
Já no ano passado teve início o Projeto Genográfico, uma parceria da National Geographic com a IBM e a Waitt Family Foundation, O objetivo desse Projeto é coletar amostras de 100.000 habitantes de diferentes localidades e com o estudo desse material identificar as raízes da miscigenação na história do homem e os movimentos migratórios nos últimos 60.000 anos.
Esta equipe fará a compilação e a análise dos dados apurados ao longo dos próximos cinco anos - tempo definido para a pesquisa - e todas as informações e material coletado passarão por sofisticadas análises de DNA. Este material coletado e recebido por centenas de milhares de pessoas, incluindo populações indígenas de todo o mundo, revelará o histórico migratório da humanidade o que possibilitará uma melhor compreensão das semelhanças e diferenças que constituem a raça humana. O aspecto curioso da pesquisa é que 99,99% do material genético de todos os homens é semelhante e, somente o 0,01% restante pode fornecer informação tão diversas e tão importantes para o estudo dos movimentos migratórios humanos, por exemplo.
Esse material genético que diferencia é capaz de identificar a que grupo pertenceu uma pessoa, de onde vieram seus ancestrais e muitas informações valiosíssimas para a história e a antropologia.
O público em geral poderá participar do Projeto Genográfico comprando um Kit de Participação e permitindo que seus próprios resultados sejam incluídos na base de dados. Os interessados poderão acompanhar o andamento da sua própria trajetória migratória assim como a pesquisa global, por meio do site www.nationalgeographic.com. O custo do Kit é de aproximadamente US$ 100.
Outra opção para quem deseja conhecer melhor sua ancestralidade (sem, entretanto, colaborar para a pesquisa mundial) é fazer o exame de genealogia por DNA em empresas particulares. No Brasil o exame já é realizado em clínicas particulares, como a Gene, em Belo Horizonte. Assim como no Projeto Genográfico, um kit com as informações para a coleta do material é enviado gratuitamente para os interessados. O pagamento é feito somente para a análise do material. Mais informações sobre valores e procedimentos podem ser obtidas pelos telefones: 0800-316 316 ou 0800-704 9040 ou pelo site http://www.gene.com.br



voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br