Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



O primeiro consulado do Líbano em São Paulo
3/5/2013
A residência do jornalista libanês Chucri Curi foi a primeira sede (ainda que informalmente) do Consulado do Líbano em São Paulo, recebendo e apoiando os imigrantes que chegavam na cidade.



Para fugir da opressão do Império Otomano, que dominava o Líbano e a Síria na segunda metade do século XIX, Chucri Curi, combativo jornalista, cruzou o Atlântico e desembarcou no Brasil. Sempre atento às questões que envolviam o país natal, Chucri era um dos elos entre os libaneses que lá ficaram e os imigrantes que chegavam em São Paulo.


Pela intensa atividade que exercia em benefício de familiares imigrantes do Líbano e da Síria, a residência em que Chucri morava com sua família, gradualmente, e naturalmente, acabou sendo conhecida e procurada como o Consulado do Tatuapé, ou seja, um local dedicado a cuidar dos assuntos que poderiam afetar a vida de seus conterrâneos. Informalmente, tornou-se a primeira sede do Consulado do Líbano, que só viria a ser fundado oficialmente três décadas depois.
O Consulado oficial foi fundado em 1946, três anos logo após a independência do país. As recém-estabelecidas relações diplomáticas entre Líbano e Brasil demandavam a abertura de um Consulado Geral para atender as necessidades da numerosa comunidade libanesa, que fizera de São Paulo seu lar. Desde então o Consulado serve cidadãos libaneses e brasileiros de descendência libanesa.


A longa presença de libaneses no Brasil aprofundou as relações de amizade e fraternidade, tanto entre os respectivos governos, quanto dos dois povos. Afinal, rara é a família libanesa que não tenha um cidadão brasileiro. Durante a última década, essas relações tomaram um grande impulso, através das várias visitas oficiais recíprocas, especialmente de Chefes de Estado, ensejando acordos bilaterais que fortalecem nossos laços comerciais, culturais e sociais.


Com o atual processo de globalização e o desenvolvimento das comunicações, o Líbano está mais que nunca determinado a se aproximar de sua diáspora pelo mundo. No Brasil, maior concentração dessa coletividade, tornou-se ainda mais premente estreitar o relacionamento entre expatriados libaneses e esta missão diplomática. Nesse espírito, encorajamos seu registro e o de suas famílias neste Consulado, recuperando assim seus direitos cidadãos, mesmo após décadas após a saída de seus antepassados do Líbano.


Atualmente, o Consulado do Líbano funciona na Av. Paulista, 688, 16-andar.



voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br